Autismo: Conceitos, Diagnóstico e Intervenção Pedagógica
- Duração 4 Meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
O curso de Pós-Graduação em Autismo: Conceitos, Diagnóstico e Intervenção Pedagógica tem como objetivo capacitar profissionais da educação e áreas afins para compreender, identificar e intervir pedagogicamente com estudantes no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A formação proporciona conhecimentos teóricos e práticos sobre:
- Fundamentos conceituais e classificatórios do TEA (DSM-5, CID-11);
- Aspectos neurobiológicos, comportamentais, comunicativos e sensoriais do autismo;
- Processos de avaliação e diagnóstico interdisciplinar;
- Elaboração de estratégias pedagógicas baseadas em evidências, com foco na aprendizagem, autonomia e socialização;
- Uso de recursos e tecnologias assistivas, comunicação alternativa e métodos estruturados de ensino (ABA, TEACCH, PECS);
- Planejamento de intervenções individualizadas e articulação escola-família.
O curso visa qualificar profissionais para atuar de forma ética, inclusiva e responsável, respeitando as especificidades e potencialidades de cada pessoa com TEA.
Público-Alvo
O curso é indicado a:
✅ Profissionais da Educação:
- Pedagogos
- Professores da Educação Básica e Educação Especial
- Coordenadores pedagógicos
✅ Profissionais da saúde e do apoio educacional:
- Psicopedagogos
- Psicólogos
- Fonoaudiólogos
- Terapeutas ocupacionais
- Assistentes sociais
✅ Graduados de outras áreas interessados em:
- Compreender os fundamentos do autismo e atuar em espaços educativos, clínicos e comunitários que acolham pessoas com TEA.
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 50 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 50 | |
Educação Inclusiva | 50 | |
Ética | 60 | |
Específico | Conceituando o Transtorno do Espectro Autista – TEA | 60 |
Atividades Física Inclusiva para Sujeitos com TEA | 60 | |
A Construção da Linguagem em Sujeitos com TEA | 60 | |
Atendimento Educacional Especializado para Autistas | 60 |