Competências Socioemocionais para Docentes
- Duração 4 meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Competências Socioemocionais para Docentes tem como objetivo capacitar professores e profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais próprias e de seus estudantes, promovendo práticas pedagógicas inovadoras, acolhedoras e alinhadas às demandas contemporâneas da educação.
A formação contempla:
- Fundamentos conceituais das competências socioemocionais e sua relação com aprendizagem, desenvolvimento humano e cultura escolar;
- Autoconhecimento, autorregulação emocional, empatia, colaboração, pensamento crítico e tomada de decisão responsável;
- Estratégias pedagógicas e metodologias ativas para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes em diferentes etapas da educação básica;
- Recursos de gestão de sala de aula, clima escolar positivo, mediação de conflitos e promoção do bem-estar;
Articulação com a BNCC, políticas públicas e projetos institucionais de educação integral.
O curso visa qualificar docentes para atuarem como agentes de transformação, capazes de construir ambientes educacionais inclusivos e saudáveis, favorecendo aprendizagens significativas e relações interpessoais construtivas.
Público-Alvo
O curso é indicado para:
- Profissionais da Educação:
- Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
- Pedagogos
- Coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais
- Diretores e gestores escolares
- Graduados em áreas afins, interessados em desenvolver competências socioemocionais aplicadas à prática pedagógica e à gestão educacional;
- Profissionais que atuam em:
- Projetos sociais e educacionais voltados ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens;
- Instituições públicas e privadas de ensino que promovem a educação socioemocional como parte de seu currículo.
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 90 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 45 | |
Educação Inclusiva | 90 | |
Ética | 45 | |
Específico | História social da infância e da família | 45 |
Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência | 45 | |
Inteligência Emocional | 45 | |
Interação social dos alunos | 45 |