Educação Inclusiva e Tecnologia
- Duração 4 Meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
Formar profissionais qualificados para atuar na educação inclusiva com foco no uso de tecnologias digitais e assistivas, desenvolvendo competências para planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas que assegurem o acesso, a participação e a aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O curso aborda fundamentos legais e conceituais da educação inclusiva, princípios do desenho universal para a aprendizagem, avaliação e elaboração de planos educacionais individualizados, seleção e utilização de recursos tecnológicos, softwares educativos, comunicação alternativa e aumentativa, além de estratégias de ensino mediadas por tecnologia. Também propõe reflexões sobre ética, direitos digitais, acessibilidade e os desafios contemporâneos da inovação tecnológica na construção de ambientes educacionais inclusivos.
Público-Alvo
Professores, pedagogos, psicopedagogos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, profissionais de tecnologia educacional, terapeutas ocupacionais e demais graduados interessados em atuar na inclusão educacional mediada por tecnologias em escolas, salas de recursos multifuncionais, instituições especializadas e projetos educativos e sociais.
| Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
| Comum | Didática do Ensino Superior | 30 |
| Metodologia da Pesquisa Cientifica | 30 | |
| Educação Inclusiva | 30 | |
| Ética | 30 | |
| Específico | Tecnologias para a Educação a Distância | 55 |
| Tecnologia e Inclusão | 55 | |
| Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica | 55 | |
| Tecnologia na Sala de Aula | 55 | |
| Tecnologias Assistiva | 55 | |
| Educação Inclusiva: Fundamentos e Metodologia | 55 |






