Atendimento Educacional Especializado com Ênfase em Libras (1420h)
- Duração 8 Meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado com Ênfase em Libras tem como objetivo formar profissionais aptos a planejar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas bilíngues inclusivas, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação, instrução e interação com estudantes surdos e com deficiência auditiva.
O curso proporciona aprofundamento teórico, linguístico e metodológico sobre:
- Fundamentos da educação bilíngue para surdos;
- Legislação específica (Lei nº 10.436/2002, Decreto nº 5.626/2005, LDB/1996);
- Aspectos linguísticos e culturais da Libras;
- Relações entre Libras e Língua Portuguesa escrita;
- Tecnologias assistivas e recursos visuais de apoio;
- Elaboração de Planos de Atendimento Educacional Individualizado (PAEI);
- Práticas pedagógicas que favoreçam a autonomia, participação e aprendizagem dos estudantes surdos em contextos escolares inclusivos.
O curso visa ainda desenvolver a fluência comunicativa em Libras, preparando o profissional para atuar como mediador e facilitador do processo educacional de forma ética e culturalmente respeitosa.
Público-Alvo
O curso é destinado a:
✅ Profissionais da Educação:
- Pedagogos
- Professores da Educação Básica e Superior
- Coordenadores pedagógicos e gestores escolares
- Professores bilíngues e instrutores de Libras
- Intérpretes educacionais
✅ Graduados em áreas correlatas:
- Letras/Libras
- Fonoaudiologia
- Psicopedagogia
- Psicologia
- Serviço Social
- Terapia Ocupacional
- Outras áreas que atuam com inclusão educacional e linguística de pessoas surdas.
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 45 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 45 | |
Educação Inclusiva | 90 | |
Ética | 90 | |
Específico | Libras | 300 |
Práticas Inclusivas em Educação Física | 180 | |
Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência | 120 | |
Educação Inclusiva: Fundamentos e Metodologia | 120 | |
Deficiência Intelectual e Auditiva | 180 | |
Deficiências: Visual, Física e Múltiplas | 230 |