Preaload Image
Back

Autismo: Conceitos, Diagnóstico e Intervenção Pedagógica

Visão Geral

Objetivo do Curso

O curso de Pós-Graduação em Autismo: Conceitos, Diagnóstico e Intervenção Pedagógica tem como objetivo capacitar profissionais da educação e áreas afins para compreender, identificar e intervir pedagogicamente com estudantes no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A formação proporciona conhecimentos teóricos e práticos sobre:

  • Fundamentos conceituais e classificatórios do TEA (DSM-5, CID-11);
  • Aspectos neurobiológicos, comportamentais, comunicativos e sensoriais do autismo;
  • Processos de avaliação e diagnóstico interdisciplinar;
  • Elaboração de estratégias pedagógicas baseadas em evidências, com foco na aprendizagem, autonomia e socialização;
  • Uso de recursos e tecnologias assistivas, comunicação alternativa e métodos estruturados de ensino (ABA, TEACCH, PECS);
  • Planejamento de intervenções individualizadas e articulação escola-família.

O curso visa qualificar profissionais para atuar de forma ética, inclusiva e responsável, respeitando as especificidades e potencialidades de cada pessoa com TEA.

 

Público-Alvo

O curso é indicado a:

Profissionais da Educação:

  • Pedagogos
  • Professores da Educação Básica e Educação Especial
  • Coordenadores pedagógicos

Profissionais da saúde e do apoio educacional:

  • Psicopedagogos
  • Psicólogos
  • Fonoaudiólogos
  • Terapeutas ocupacionais
  • Assistentes sociais

Graduados de outras áreas interessados em:

  • Compreender os fundamentos do autismo e atuar em espaços educativos, clínicos e comunitários que acolham pessoas com TEA.

 

Núcleo Disciplina Carga Horária
Comum Didática do Ensino Superior 50
Metodologia da Pesquisa Cientifica 50
Educação Inclusiva 50
Ética 60
Específico Conceituando o Transtorno do Espectro Autista – TEA 60
Atividades Física Inclusiva para Sujeitos com TEA 60
A Construção da Linguagem em Sujeitos com TEA 60
Atendimento Educacional Especializado para Autistas 60
Precisa de Mais Informações ?

 

Free