Preaload Image
Back

Competências Socioemocionais para Docentes

Visão Geral

Objetivo do Curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Competências Socioemocionais para Docentes tem como objetivo capacitar professores e profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais próprias e de seus estudantes, promovendo práticas pedagógicas inovadoras, acolhedoras e alinhadas às demandas contemporâneas da educação.

A formação contempla:

  • Fundamentos conceituais das competências socioemocionais e sua relação com aprendizagem, desenvolvimento humano e cultura escolar;
  • Autoconhecimento, autorregulação emocional, empatia, colaboração, pensamento crítico e tomada de decisão responsável;
  • Estratégias pedagógicas e metodologias ativas para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes em diferentes etapas da educação básica;
  • Recursos de gestão de sala de aula, clima escolar positivo, mediação de conflitos e promoção do bem-estar;
    Articulação com a BNCC, políticas públicas e projetos institucionais de educação integral.

O curso visa qualificar docentes para atuarem como agentes de transformação, capazes de construir ambientes educacionais inclusivos e saudáveis, favorecendo aprendizagens significativas e relações interpessoais construtivas.

 

Público-Alvo

O curso é indicado para:

  • Profissionais da Educação:
    • Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
    • Pedagogos
    • Coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais
    • Diretores e gestores escolares
  • Graduados em áreas afins, interessados em desenvolver competências socioemocionais aplicadas à prática pedagógica e à gestão educacional;
  • Profissionais que atuam em:
    • Projetos sociais e educacionais voltados ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens;
    • Instituições públicas e privadas de ensino que promovem a educação socioemocional como parte de seu currículo.

 

Núcleo Disciplina Carga Horária
Comum Didática do Ensino Superior 90
Metodologia da Pesquisa Cientifica 45
Educação Inclusiva 90
Ética 45
Específico História social da infância e da família 45
Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência 45
Inteligência Emocional 45
Interação social dos alunos 45
Precisa de Mais Informações ?

 

Free