Currículo e Avaliação Escolar
- Duração 4 meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Currículo e Avaliação Escolar tem como objetivo formar profissionais capazes de planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas às demandas contemporâneas da educação e às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O curso proporciona:
- Fundamentos históricos, legais e teóricos do currículo, contemplando as relações entre currículo, cultura, diversidade e inclusão;
- Reflexão crítica sobre modelos e práticas avaliativas, suas funções formativas e somativas e seus impactos na aprendizagem e no desenvolvimento integral do estudante;
- Ferramentas para planejamento curricular, construção de instrumentos de avaliação, definição de critérios, indicadores e registros de aprendizagem;
- Estratégias de avaliação mediadora e feedback construtivo, considerando aspectos cognitivos, socioemocionais e culturais;
- Articulação entre projeto político-pedagógico, currículo e avaliação no âmbito da gestão educacional.
O curso busca qualificar docentes e gestores escolares para atuarem como agentes de transformação pedagógica, promovendo processos educativos significativos e democráticos.
Público-Alvo
O curso é destinado a:
- Profissionais da Educação:
- Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
- Pedagogos
- Coordenadores pedagógicos
- Orientadores educacionais
- Diretores e gestores escolares
- Graduados em áreas afins, interessados em aprofundar conhecimentos sobre currículo e avaliação escolar;
- Profissionais que atuam em:
- Secretarias de Educação
- Equipes técnicas de acompanhamento pedagógico
- Projetos e programas de formação continuada de professores
- Instituições públicas e privadas de ensino.
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 90 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 45 | |
Educação Inclusiva | 90 | |
Ética | 45 | |
Específico | Currículo Escolar Atual | 50 |
Avaliação de Aprendizagem | 50 | |
Dimensões da Não Aprendizagem | 50 | |
Gestão do currículo e da aprendizagem na escola | 50 |