Preaload Image
Back

Currículo e Avaliação Escolar

Visão Geral

Objetivo do Curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Currículo e Avaliação Escolar tem como objetivo formar profissionais capazes de planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas às demandas contemporâneas da educação e às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O curso proporciona:

  • Fundamentos históricos, legais e teóricos do currículo, contemplando as relações entre currículo, cultura, diversidade e inclusão;
  • Reflexão crítica sobre modelos e práticas avaliativas, suas funções formativas e somativas e seus impactos na aprendizagem e no desenvolvimento integral do estudante;
  • Ferramentas para planejamento curricular, construção de instrumentos de avaliação, definição de critérios, indicadores e registros de aprendizagem;
  • Estratégias de avaliação mediadora e feedback construtivo, considerando aspectos cognitivos, socioemocionais e culturais;
  • Articulação entre projeto político-pedagógico, currículo e avaliação no âmbito da gestão educacional.

O curso busca qualificar docentes e gestores escolares para atuarem como agentes de transformação pedagógica, promovendo processos educativos significativos e democráticos.

 

Público-Alvo

O curso é destinado a:

  • Profissionais da Educação:
    • Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
    • Pedagogos
    • Coordenadores pedagógicos
    • Orientadores educacionais
    • Diretores e gestores escolares
  • Graduados em áreas afins, interessados em aprofundar conhecimentos sobre currículo e avaliação escolar;
  • Profissionais que atuam em:
    • Secretarias de Educação
    • Equipes técnicas de acompanhamento pedagógico
    • Projetos e programas de formação continuada de professores
    • Instituições públicas e privadas de ensino.

 

Núcleo Disciplina Carga Horária
Comum Didática do Ensino Superior 90
Metodologia da Pesquisa Cientifica 45
Educação Inclusiva 90
Ética 45
Específico Currículo Escolar Atual 50
Avaliação de Aprendizagem 50
Dimensões da Não Aprendizagem 50
Gestão do currículo e da aprendizagem na escola 50

 
Precisa de Mais Informações ?
 

Free