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Deficiência Intelectual

Visão Geral

Objetivo do Curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Deficiência Intelectual tem como objetivo formar profissionais aptos a compreender, planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas inclusivas, que promovam o desenvolvimento integral, a autonomia e a participação social de pessoas com deficiência intelectual.

A formação contempla:

  • Aspectos históricos, legais, conceituais e classificatórios da deficiência intelectual, incluindo o uso de referenciais como a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) e o DSM-5;
  • Características cognitivas, comportamentais, emocionais e sociais de crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual;
  • Processos de avaliação e elaboração de Plano de Atendimento Educacional Individualizado (PAEI);
  • Metodologias e estratégias de ensino estruturadas, recursos didáticos acessíveis e tecnologias assistivas;
  • Articulação escola-família-comunidade, considerando o respeito à diversidade, os direitos humanos e os princípios da educação inclusiva previstos em legislações como a LDB e o Decreto nº 10.502/2020.

O curso busca qualificar profissionais para atuar com compromisso ético e competência técnica, favorecendo o acesso, a permanência e o sucesso escolar dos estudantes com deficiência intelectual.

 

Público-Alvo

O curso é destinado a:

  • Profissionais da Educação:
    • Pedagogos
    • Professores da Educação Básica e Educação Especial
    • Coordenadores pedagógicos
    • Gestores escolares
  • Profissionais da área da saúde e apoio educacional:
    • Psicopedagogos
    • Psicólogos
    • Terapeutas ocupacionais
    • Fonoaudiólogos
    • Assistentes sociais
  • Graduados em áreas correlatas interessados em atuar em:
    • Escolas públicas e privadas
    • Salas de recursos multifuncionais
    • Centros de Atendimento Educacional Especializado
    • Organizações sociais voltadas à inclusão

 

Núcleo Disciplina Carga Horária
Comum Didática do Ensino Superior 90
Metodologia da Pesquisa Cientifica 45
Educação Inclusiva 90
Ética 45
Específico Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual 45
O conceito de deficiência 45
Tecnologias Assistiva 45
Identidade e Atendimento: Diferença entre Deficiência e Incapacidade 45
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