Deficiência Intelectual
- Duração 4 meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Deficiência Intelectual tem como objetivo formar profissionais aptos a compreender, planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas inclusivas, que promovam o desenvolvimento integral, a autonomia e a participação social de pessoas com deficiência intelectual.
A formação contempla:
- Aspectos históricos, legais, conceituais e classificatórios da deficiência intelectual, incluindo o uso de referenciais como a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) e o DSM-5;
- Características cognitivas, comportamentais, emocionais e sociais de crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual;
- Processos de avaliação e elaboração de Plano de Atendimento Educacional Individualizado (PAEI);
- Metodologias e estratégias de ensino estruturadas, recursos didáticos acessíveis e tecnologias assistivas;
- Articulação escola-família-comunidade, considerando o respeito à diversidade, os direitos humanos e os princípios da educação inclusiva previstos em legislações como a LDB e o Decreto nº 10.502/2020.
O curso busca qualificar profissionais para atuar com compromisso ético e competência técnica, favorecendo o acesso, a permanência e o sucesso escolar dos estudantes com deficiência intelectual.
Público-Alvo
O curso é destinado a:
- Profissionais da Educação:
- Pedagogos
- Professores da Educação Básica e Educação Especial
- Coordenadores pedagógicos
- Gestores escolares
- Profissionais da área da saúde e apoio educacional:
- Psicopedagogos
- Psicólogos
- Terapeutas ocupacionais
- Fonoaudiólogos
- Assistentes sociais
- Graduados em áreas correlatas interessados em atuar em:
- Escolas públicas e privadas
- Salas de recursos multifuncionais
- Centros de Atendimento Educacional Especializado
- Organizações sociais voltadas à inclusão
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 90 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 45 | |
Educação Inclusiva | 90 | |
Ética | 45 | |
Específico | Alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência intelectual | 45 |
O conceito de deficiência | 45 | |
Tecnologias Assistiva | 45 | |
Identidade e Atendimento: Diferença entre Deficiência e Incapacidade | 45 |