Preaload Image
Back

Discalculia – Pós-Graduação

Visão Geral

Objetivo do Curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Discalculia tem como objetivo capacitar profissionais para identificar, compreender, avaliar e intervir pedagogicamente junto a estudantes que apresentam dificuldades específicas no processamento numérico e nas habilidades matemáticas, características da discalculia.

A formação contempla:

  • Fundamentos teóricos e neurobiológicos da discalculia, seus critérios diagnósticos e classificações;
  • Aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais associados às dificuldades matemáticas;
  • Processos de avaliação psicopedagógica e elaboração de pareceres;
  • Metodologias e estratégias de intervenção pedagógica e psicopedagógica baseadas em evidências, adaptadas às diferentes fases do desenvolvimento e contextos escolares;
  • Tecnologias assistivas e recursos didáticos específicos para apoio ao ensino da matemática;
  • Orientação e suporte às famílias e equipes escolares, promovendo o trabalho colaborativo e a inclusão educacional.

O curso visa qualificar profissionais para atuarem de forma ética, crítica e fundamentada no apoio a estudantes com discalculia, favorecendo sua aprendizagem, autoestima e participação plena na vida escolar.

Público-Alvo

O curso é destinado a:

  • Profissionais da Educação:
    • Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial
    • Pedagogos
    • Coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais
  • Profissionais da área da saúde e apoio educacional:
    • Psicopedagogos
    • Psicólogos
    • Fonoaudiólogos
    • Terapeutas ocupacionais
  • Graduados em áreas correlatas que desejem aprofundar seus conhecimentos em identificação, avaliação e intervenção em discalculia, atuando em escolas, clínicas, centros de atendimento especializado e organizações sociais.

 

Núcleo Disciplina Carga Horária
Comum Didática do Ensino Superior 90
Metodologia da Pesquisa Cientifica 45
Educação Inclusiva 90
Ética 45
Específico Disturbios, transtornos e dificuldades 60
A dificuldade de aprendizagem e o lúdico no processo de intervenção 60
Discalculia e os desafios em sala de aula 60

 

Precisa de Mais Informações ?

 

Free