Discalculia – Pós-Graduação
- Duração 4 Meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Discalculia tem como objetivo capacitar profissionais para identificar, compreender, avaliar e intervir pedagogicamente junto a estudantes que apresentam dificuldades específicas no processamento numérico e nas habilidades matemáticas, características da discalculia.
A formação contempla:
- Fundamentos teóricos e neurobiológicos da discalculia, seus critérios diagnósticos e classificações;
- Aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais associados às dificuldades matemáticas;
- Processos de avaliação psicopedagógica e elaboração de pareceres;
- Metodologias e estratégias de intervenção pedagógica e psicopedagógica baseadas em evidências, adaptadas às diferentes fases do desenvolvimento e contextos escolares;
- Tecnologias assistivas e recursos didáticos específicos para apoio ao ensino da matemática;
- Orientação e suporte às famílias e equipes escolares, promovendo o trabalho colaborativo e a inclusão educacional.
O curso visa qualificar profissionais para atuarem de forma ética, crítica e fundamentada no apoio a estudantes com discalculia, favorecendo sua aprendizagem, autoestima e participação plena na vida escolar.
Público-Alvo
O curso é destinado a:
- Profissionais da Educação:
- Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial
- Pedagogos
- Coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais
- Profissionais da área da saúde e apoio educacional:
- Psicopedagogos
- Psicólogos
- Fonoaudiólogos
- Terapeutas ocupacionais
- Graduados em áreas correlatas que desejem aprofundar seus conhecimentos em identificação, avaliação e intervenção em discalculia, atuando em escolas, clínicas, centros de atendimento especializado e organizações sociais.
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 90 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 45 | |
Educação Inclusiva | 90 | |
Ética | 45 | |
Específico | Disturbios, transtornos e dificuldades | 60 |
A dificuldade de aprendizagem e o lúdico no processo de intervenção | 60 | |
Discalculia e os desafios em sala de aula | 60 |