Distúrbios da Fala e da Linguagem – Fonoaudiologia
- Duração de 4 meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Distúrbios da Fala e da Linguagem – Fonoaudiologia tem como objetivo capacitar profissionais para a avaliação, prevenção e intervenção nos diferentes distúrbios da comunicação oral e escrita, considerando as bases neurobiológicas, psicolinguísticas e socioculturais envolvidas no desenvolvimento da fala e da linguagem.
A formação contempla:
- Fundamentos neuroanatômicos e neurofisiológicos da fala e da linguagem;
- Etiologia e classificação dos principais distúrbios (atraso de linguagem, apraxia, disartria, distúrbios articulatórios, dislalias, gagueira, afasias, transtornos específicos da linguagem – TEL, entre outros);
- Processos de avaliação fonoaudiológica, elaboração de hipóteses diagnósticas e planejamento terapêutico individualizado;
- Práticas e recursos terapêuticos baseados em evidências para intervenção clínica e educacional;
- Orientação familiar e estratégias de trabalho interdisciplinar com profissionais da educação e da saúde;
- Aspectos éticos e legais do exercício profissional na área da fonoaudiologia.
O curso busca formar profissionais com competência técnica, ética e compromisso social, aptos a promover o desenvolvimento comunicativo de crianças, adolescentes e adultos com alterações da fala e da linguagem.
Público-Alvo
O curso é destinado a:
- Fonoaudiólogos graduados, que atuam ou desejam atuar com avaliação e intervenção nos distúrbios da fala e da linguagem;
- Outros profissionais graduados na área da saúde ou educação, como psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos e professores da educação especial, que desejem aprofundar conhecimentos teóricos (desde que respeitada a legislação do exercício profissional de cada categoria);
- Graduados interessados em ampliar sua formação e atuar em:
- Clínicas fonoaudiológicas
- Hospitais e serviços de reabilitação
- Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE)
- Escolas inclusivas e instituições públicas e privadas
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 90 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 45 | |
Educação Inclusiva | 90 | |
Ética | 45 | |
Específico | Aquisição e Desenvolvimento da Fala e da Linguagem | 45 |
Distúrbios de Fala e da Linguagem | 45 | |
Dificuldades na Linguagem | 45 | |
Fonoaudiologia Aspectos Conceituais | 45 |