Preaload Image
Back

Distúrbios da Fala e da Linguagem – Fonoaudiologia

  • Duração de 4 meses
  • 100% online
  • Sem TCC

Visão Geral

Objetivo do Curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Distúrbios da Fala e da Linguagem – Fonoaudiologia tem como objetivo capacitar profissionais para a avaliação, prevenção e intervenção nos diferentes distúrbios da comunicação oral e escrita, considerando as bases neurobiológicas, psicolinguísticas e socioculturais envolvidas no desenvolvimento da fala e da linguagem.

A formação contempla:

  • Fundamentos neuroanatômicos e neurofisiológicos da fala e da linguagem;
  • Etiologia e classificação dos principais distúrbios (atraso de linguagem, apraxia, disartria, distúrbios articulatórios, dislalias, gagueira, afasias, transtornos específicos da linguagem – TEL, entre outros);
  • Processos de avaliação fonoaudiológica, elaboração de hipóteses diagnósticas e planejamento terapêutico individualizado;
  • Práticas e recursos terapêuticos baseados em evidências para intervenção clínica e educacional;
  • Orientação familiar e estratégias de trabalho interdisciplinar com profissionais da educação e da saúde;
  • Aspectos éticos e legais do exercício profissional na área da fonoaudiologia.

O curso busca formar profissionais com competência técnica, ética e compromisso social, aptos a promover o desenvolvimento comunicativo de crianças, adolescentes e adultos com alterações da fala e da linguagem.

 

Público-Alvo

O curso é destinado a:

  • Fonoaudiólogos graduados, que atuam ou desejam atuar com avaliação e intervenção nos distúrbios da fala e da linguagem;
  • Outros profissionais graduados na área da saúde ou educação, como psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos e professores da educação especial, que desejem aprofundar conhecimentos teóricos (desde que respeitada a legislação do exercício profissional de cada categoria);
  • Graduados interessados em ampliar sua formação e atuar em:
    • Clínicas fonoaudiológicas
    • Hospitais e serviços de reabilitação
    • Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEE)
    • Escolas inclusivas e instituições públicas e privadas

 

Núcleo Disciplina Carga Horária
Comum Didática do Ensino Superior 90
Metodologia da Pesquisa Cientifica 45
Educação Inclusiva 90
Ética 45
Específico Aquisição e Desenvolvimento da Fala e da Linguagem 45
Distúrbios de Fala e da Linguagem 45
Dificuldades na Linguagem 45
Fonoaudiologia Aspectos Conceituais 45

 

Precisa de Mais Informações ?

 

Free