Educação Especial e Inclusiva – 450h
- Duração 4 Meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
Formar profissionais qualificados para atuar na educação especial e inclusiva, desenvolvendo competências para planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas que promovam o acesso, a participação e a aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O curso aborda fundamentos legais, históricos e conceituais da educação inclusiva, políticas públicas, avaliação e elaboração de planos educacionais individualizados, estratégias de ensino colaborativo, adaptação curricular, uso de recursos pedagógicos e tecnologias assistivas. Também propõe reflexões sobre diversidade, direitos humanos, acessibilidade e práticas intersetoriais que favoreçam a construção de ambientes educacionais inclusivos e acolhedores.
Público-Alvo
Professores, pedagogos, psicopedagogos, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e demais graduados interessados em atuar na educação especial e na inclusão escolar de estudantes público-alvo da educação especial, em instituições regulares de ensino, salas de recursos, centros de atendimento especializado e organizações sociais.
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 90 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 45 | |
Educação Inclusiva | 90 | |
Ética | 45 | |
Específico | Tecnologias Assistivas | 60 |
Deficiência Intelectual | 60 | |
Projetos de Acessibilidade em Educação Especial | 60 |