Educação Especial e Inclusiva – 780h
- Duração 6 Meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
Formar profissionais altamente qualificados para atuar na educação especial e inclusiva, desenvolvendo competências avançadas para planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas inovadoras que assegurem o direito à educação de qualidade para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O curso aprofunda conhecimentos sobre fundamentos históricos, legais e conceituais da educação especial, políticas e diretrizes nacionais, avaliação pedagógica e elaboração de planos educacionais individualizados, desenho universal para a aprendizagem, adaptação curricular, estratégias colaborativas, comunicação alternativa e tecnologias assistivas. Também promove reflexões sobre ética, direitos humanos, relações intersetoriais e práticas que favoreçam a construção de ambientes educacionais acessíveis, inclusivos e respeitosos à diversidade.
Público-Alvo
Professores, pedagogos, psicopedagogos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e demais graduados interessados em aprofundar sua formação e atuação na educação especial e inclusão escolar, em contextos educacionais regulares, salas de recursos multifuncionais, centros de atendimento especializado e organizações da sociedade civil.
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 80 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 80 | |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva | 100 | |
Libras | 100 | |
Específico | Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora | 100 |
Deficiência Visual, Baixa Visão e Cegueira | 100 | |
Estagio Supervisionado | 120 |