Educação Especial e Infantil
- Duração 4 Meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
Formar profissionais qualificados para atuar na educação especial e na educação infantil, desenvolvendo competências para planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas inclusivas voltadas ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O curso aborda fundamentos legais e conceituais da educação infantil e da educação especial, processos de desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância, avaliação pedagógica, elaboração de planos educacionais individualizados, adaptação curricular, brincadeiras e interações como recursos inclusivos, além do uso de tecnologias assistivas e estratégias de estimulação precoce. Também propõe reflexões sobre direitos, família, afetividade e promoção do desenvolvimento integral em ambientes educacionais acolhedores e acessíveis.
Público-Alvo
Professores da educação infantil, pedagogos, psicopedagogos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, psicólogos, terapeutas ocupacionais e demais graduados interessados em atuar na inclusão de crianças público-alvo da educação especial em creches, pré-escolas, instituições especializadas e demais contextos educacionais voltados à primeira infância.
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 90 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 45 | |
Educação Inclusiva | 90 | |
Ética | 45 | |
Específico | Fundamentos e Metodologia em Educação Especial | 45 |
Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil | 45 | |
O Brincar para Crianças da Educação Inclusiva | 45 | |
Educação Infantil e a Garantia dos Direitos Fundamentais da Infância | 45 |