Educação Infantil – 780h
- Duração 6 meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
Formar profissionais altamente qualificados para atuar na educação infantil, desenvolvendo competências avançadas para planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral, a aprendizagem e a participação ativa de crianças de 0 a 5 anos. O curso aprofunda conhecimentos sobre fundamentos legais, históricos e conceituais da educação infantil, teorias do desenvolvimento humano e da aprendizagem, organização de ambientes educativos seguros, afetivos e estimulantes, planejamento de experiências pedagógicas que valorizem o brincar, a exploração, a linguagem oral e escrita, as artes, a psicomotricidade e a convivência social. Também aborda a avaliação e documentação pedagógica, a inclusão de crianças com necessidades educacionais específicas, o trabalho colaborativo com famílias e comunidade, e as políticas públicas voltadas à primeira infância.
Público-Alvo
Professores da educação infantil, pedagogos, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, psicopedagogos e demais graduados interessados em aprofundar sua formação e qualificação profissional em creches, pré-escolas, instituições educativas e projetos sociais voltados à educação infantil.
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 90 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 40 | |
Educação Inclusiva | 90 | |
Ética | 40 | |
Específico | Fundamentos Teóricos e Metodológicos na Educação Infantil | 80 |
Ludicidade e Psicomotricidade | 80 | |
Jogos, Recreação e Lazer | 80 | |
Desenvolvimento e Aprendizagem na Educação Infantil | 80 | |
BNCC e Ludicidade: Desenvolvendo Campos de Experiência Ativa | 80 | |
O Trabalho Pedagógico na Educação Infantil | 60 | |
Plano de Ação, Planejamento e Organização na Educação Infantil | 60 |