Preaload Image
Back

Ludicidade e Educação

Visão Geral

Objetivo do Curso

Formar profissionais qualificados para atuar com ludicidade na educação, desenvolvendo competências para planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas que utilizem o brincar, os jogos e as atividades lúdicas como estratégias de aprendizagem, desenvolvimento e socialização. O curso aborda fundamentos conceituais, históricos e culturais da ludicidade, teorias do desenvolvimento infantil e juvenil, seleção e adaptação de jogos e brincadeiras, organização de espaços e materiais lúdicos, metodologias ativas e avaliação de práticas lúdicas. Também propõe reflexões sobre inclusão, diversidade, a ludicidade como linguagem universal e sua importância na formação integral em diferentes etapas da educação básica.

Público-Alvo

Professores da educação infantil e do ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, educadores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais graduados interessados em integrar a ludicidade às práticas educativas em escolas, instituições culturais, espaços não formais e projetos sociais.

 

Núcleo Disciplina Carga Horária
Comum Didática do Ensino Superior 90
Metodologia da Pesquisa Cientifica 45
Educação Inclusiva 90
Ética 45
Específico Jogos e Recreação na Educação Infantil 45
BNCC e Ludicidade – Desenvolvendo Campos de Experiência Ativa 45
Fundamentos de Ludicidade na Infância 45

 

Precisa de Mais Informações ?

 

Free