Psicopedagogia Institucional e Clínica – 780h
- Duração 6 Meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
Formar profissionais altamente qualificados para atuar na psicopedagogia institucional e clínica, desenvolvendo competências para avaliar, prevenir e intervir nas dificuldades e transtornos de aprendizagem em diferentes contextos, com foco na promoção do desenvolvimento cognitivo, emocional e social. O curso aborda fundamentos conceituais, históricos e legais da psicopedagogia, neurociências aplicadas à aprendizagem, psicogênese da leitura e da escrita, processos cognitivos e afetivos, avaliação psicopedagógica individual e institucional, elaboração de planos de intervenção terapêutica e preventiva, orientação familiar e escolar, além do uso de recursos lúdicos e tecnológicos. Também propõe reflexões sobre ética profissional, inclusão, diversidade e atuação interdisciplinar em consultórios, clínicas, escolas e instituições sociais.
Público-Alvo
Pedagogos, psicopedagogos, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais graduados interessados em atuar na psicopedagogia clínica e institucional em diferentes ambientes educacionais e de saúde.
| Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
| Comum | Didática do Ensino Superior | 90 |
| Metodologia da Pesquisa Cientifica | 45 | |
| Educação Inclusiva | 90 | |
| Ética | 45 | |
| Específico | Introdução à Psicopedagogia | 60 |
| Dimensões da Não Aprendizagem | 45 | |
| Psicopedagogia Institucional | 60 | |
| Transtornos de Aprendizagem | 45 | |
| Psicopedagogia Clinica | 60 | |
| Avaliação Psicopedagógica | 45 | |
| Psicopedagogia e Educação Especial | 60 | |
| Educação Psicomotora | 45 | |
| Vínculo: Família e Aprendizagem | 45 | |
| Aspectos Neurológicos da Aprendizagem | 45 |






