Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD
- Duração 4 Meses
- 100% online
- Sem TCC
Visão Geral
Objetivo do Curso
Formar profissionais qualificados para atuar na educação e no atendimento de pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), desenvolvendo competências para planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas inclusivas e estratégias de intervenção que favoreçam a comunicação, a socialização e o desenvolvimento global. O curso aborda fundamentos conceituais, neurobiológicos e legais dos TGD, características clínicas e funcionais, diagnóstico diferencial, elaboração de planos educacionais individualizados, estratégias de ensino estruturado, uso de comunicação alternativa e aumentativa, recursos tecnológicos e pedagógicos adaptados, além de orientação familiar e atuação interdisciplinar. Também propõe reflexões sobre direitos, diversidade, inclusão e ética profissional.
Público-Alvo
Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais graduados interessados em atuar com pessoas com TGD em contextos educacionais, clínicos e institucionais.
Núcleo | Disciplina | Carga Horária |
Comum | Didática do Ensino Superior | 90 |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | 45 | |
Educação Inclusiva | 90 | |
Ética | 45 | |
Específico | Definição de transtornos globais do desenvolvimento | 45 |
TGD e implicações para a aprendizagem | 45 | |
Prática inclusiva em sala de aula | 45 | |
TGD e potencialização da aprendizagem | 45 |